Lomadee


Site Oficial


sábado, 5 de novembro de 2011

Selo Amigo do Catador - Prefeitura e Coral: parceria de sucesso

Como reconhecimento pelo apoio prestado à Cooperativa de Catadores de Recicladores de Alagoinhas – CORAL, a Prefeitura recebeu nesta quinta-feira, 03, durante sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores, o Selo Amigo do Catador, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais
A conquista do prêmio se deu pelo fato de Alagoinhas ser a única cidade do Nordeste a adotar à Lei Nacional de Resíduos Sólidos, a 11.445, sancionada pelo ex-presidente Lula em 2010, firmando parceria com a instituição na qual realiza um pagamento mensal de R$ 10 mil à cooperativa, saindo na frente de muitos municípios. Recicláveis, que tem como objetivo premiar as iniciativas voltadas para a inclusão do catador na coleta seletiva e políticas de responsabilidade social e ambiental.
Satisfeito pelo fato de Alagoinhas ser o único município do Estado a receber a premiação, o prefeito Paulo Cezar externou sua alegria: “Estava mais do que na hora de prestar o nosso apoio a CORAL, pois a cooperativa tem contribuindo significativamente com a coleta do município e por ser composta por pessoas aguerridas e que precisam do nosso apoio. O selo representa muito para a Prefeitura. Temos orgulho de receber este selo”.
Rosa Meire Neri, presidente da CORAL, disse que o momento é de grande alegria e reconhecimento porque  o projeto foi levado para a gestão anterior sem obtenção de êxito e só agora na gestão Paulo Cezar a solicitação foi atendida. “O que era sonho se tornou realidade”, informou Rosa Meire, acrescentando que o apoio da Prefeitura foi fundamental para reerguer a Coral que havia passado por momentos de dificuldade. “O prefeito Paulo Cezar através dessa parceria conseguiu levantar a auto-estima de todos nós que por conta das situações enfrentadas a exemplo do incêndio, equipamentos quebrados, estávamos totalmente desmotivados e o prefeito nos levantou”, ressaltou Rosa Meire.
Para André Dantas, Assessor Técnico do Centro de Estudos Sócio Ambiental - PANGEA, que concebe o Projeto Cata Bahia, a parceria das cooperativas com as prefeituras e com a sociedade é de fundamental importância. Ele afirma que o município de Alagoinhas vem contribuindo significativamente para o andamento dos trabalhos da Cooperativa.
“Alagoinhas está de parabéns com a iniciativa. É a primeira cidade que reconheceu a Lei Federal que permite que as cooperativas possam ser contratadas para prestação de coleta de material recicláveis. Hoje o município contribui com um valor significativo para a cooperativa que agrega valor à renda desses trabalhadores, melhora a qualidade de vida dessas famílias contribuindo para consolidação do projeto. No nordeste e dentro da Rede Cata Bahia, Alagoinhas é pioneira”, informou André Dantas.
Fonte: ACOM - Assesoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário